terça-feira, 22 de setembro de 2009

Petrobrás: Diesel limpo será adotado aos poucos

A Petrobras prevê a montagem de uma complexa logística de distribuição de óleo diesel a partir de 2013. A operação será necessária para atender a uma resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) que exige a oferta de combustível “limpo” para uso em motores mais eficientes. Por isso, durante alguns anos os postos terão três tipos de diesel, uma vez que a empresa não terá como abastecer toda a frota com a versão menos poluente do combustível, chamado de S-10.O fornecimento do S-10, chamado assim por conter 10 partes por milhão (ppm) de enxofre em sua composição, é necessário para que o país adote motores da categoria Euro 5, que emitem menos poluentes. O Euro 5 deveria entrar no mercado brasileiro apenas em 2016, mas sua adoção foi antecipada pelo Conama para 2013 porque a indústria automotiva não cumpriu o prazo de colocar nas ruas caminhões e ônibus com o padrão Euro 4 – que já exigiriam um diesel menos poluente, o S-50 (com 50 ppm de enxofre).Frota de ônibus - Como parte do acordo da indústria com o Conama, a Petrobras vem aumentando o fornecimento do S-50 nas regiões metropolitanas. Aos poucos ele substituirá o S-500 (com 500 ppm). Em algumas capitais, o diesel S-50 será oferecido a toda a frota, enquanto em outras cidades o fornecimento começa pelos ônibus urbanos. Esse é o caso de Curitiba, onde desde o começo de agosto o transporte coletivo roda com o combustível. A vantagem imediata da substituição é que os veículos passam a emitir menos partículas de enxofre, que causam doenças respiratórias e aumentam a acidez da chuva. Com os motores Euro 5 as emissões, inclusive de gases poluentes, seriam ainda menores.A introdução é gradual porque a Petrobras ainda está investindo na produção do diesel mais limpo. O combustível trazido a Curitiba é importado da Índia e só será fabricado na Repar, a refinaria de Araucária, quando for terminada sua reforma, em 2011. “Mas a qualidade do combustível não é suficiente. Precisamos ter os motores mais eficientes”, diz o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, que esteve ontem em Curitiba para o lançamento do S-50.A partir de 2013, a Petrobras terá de oferecer o S-10 para abastecer caminhões e ônibus que saírem de fábrica com os motores Euro 5. Além disso, ela manterá na cidades do interior o S-500 – que, vai substituir o diesel usado hoje, o S-1800, mais poluente do que o vendido nas capitais. Por algum tempo, os postos das grandes cidades também terão o S-50, que poderá abastecer modelos com motores antigos.

Fonte: WebTranspo

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